Considerações Errantes
Seja bem vindo senhor leitor, fique o tempo que desejar e visite-nos regularmente. Obrigado.
Marcos:

-
Benfiquista de nascença
-Mau
-Perturbado
-Vampiro
-Agarrado ao HT
-Universitáro falhado



domingo, setembro 02, 2007

Paraquedistas

Os leitores devem estar habituados à fórmula:

1 - Forma-se uma banda;

2 - Compõe-se as músicas para essa tal "banda" (em alguns casos não todos);

3 - Aposta-se no visual da banda, mesmo que não toquem 3 notas nem para salvar a vida;

4 - "Compra-se" o acesso às rádios e estações de televisão (se chegar à MTV melhor);

5 - O público vê/ouve (normalmente o importante é ver);

6 - Vendas;

7 - Vendas;

8 - Vendas;

9 - Declínio das vendas;

10 - Artistas Esquecidos / Membro inicia uma carreira a solo (se for um artista a solo e sem banda, mais vale esquecer a 2ªopção e recostar-se no sofá enquanto ainda ganha dinheiro com as músicas)


Hoje em dia vivemos naquela era "marada", onde uma banda, se não obtiver/tiver sucesso comercial, nunca viverá da música. Mas isso não é tudo.
Desde que comecei a compôr música, fi-lo apenas pelo prazer que isso me dava, também tive em conta o que as pessoas pensavam dela, mas o fundamental era divertir-me.
Se gostaria de viver da música? Sim, claro, porque não? Quantas pessoas não gostariam de viver à conta da actividade que mais lhes cativa? Montes delas.
Há mercado para tudo, e quando digo tudo quero dizer ... tudo mesmo. Quem diria que uma banda de Black-Metal norueguesa pudesse vir a vender mais de 100.000 cópias nos Estados Unidos? Quem diria? Só prova que há mercado para tudo. Há mais mercado para uns estilos de música. Outros estilos de música, por não serem tão "radio friendly" nunca conseguirão chegar a nº1.
Em Portugal tivemos o caso dos Moonspell com o último albúm de originais (Memorial) que chegou a disco de ouro, com 10,000 cópias vendidas no nosso país. Um feito para uma banda de um estilo visto como ... "maldito" em Portugal (principalmente cá).
Mas.............. (e tinha de haver um "mas")


Se há coisa que eu detesto são modas.

Não funcionam comigo! E houveram várias que me deixaram com uma comichão tremenda!
Sejam os Vengaboys, o Crazy Frog, o Bob Sinclair, os O-Zone, as prostitutas do Acheregê (desculpem, não sei o nome), os Linkin Park, os Evanescence, Avril Lavigne, os D'zrt, os 4 Taste, a Floribella, e a última grande trend: os Tokio Hotel.

São músicas que nos infectam os ouvidos para onde quer que vamos. Passam na rádio, passam na televisão (claro, e se não fosse assim não chegavam onde estão hoje, mas já vou focar esse ponto), passam no metro, passam nos bares, passam na rua, passam nos anúncios da televisão, surgem como pop-ups nos sites da internet graças à maior aberração de sempre, chamada Jamba! (e variantes).

E depois, tentar fugir das músicas é sempre um caso sério. Praticamente para evitar nunca ouvir essas músicas mais que 1 vez na vida a solução é ficar em casa sob o efeito de sedativos, porque mais cedo ou mais tarde, a música vai tocar, e nós vamos ter de a ouvir.

E às vezes penso... será que haveriam assim tantas "oportunidades" de ouvir uma música que à partida estamos fartos de ouvir?
Se não houvessem videos de música dessas músicas? Claro que as oportunidades desciam!
Se não existisse file sharing de mp3 na 'net? Claro que não ouviamos tanto! Porque para as pessoas ouvirem as músicas teriam de comprar o albúm/single (se isto fosse um cenário real, seria o single apenas)!

E onde estarão essas bandas/artistas daqui a 5 anos? Hmmm?


Esquecidos.


A não ser que o próximo albúm venda ainda mais que o antecessor, mas mesmo que isso aconteça, as editoras discográficas estão-se (passo a expressão) cagando, se não estiver na moda, rua. Não têm nada a perder, e é fácil de arranjar novas formas de ganhar dinheiro com as novas gerações.


Só queria deixar aqui uma opinião acerca de uma coisa:


Ao que parece, os fãs (as fãs...) dos Tokio Hotel, fizeram uma coisa ontem na Praça do Comércio. Foram todos para fazer uma bandeira do logotipo do grupo, com a bandeira de Portugal (não me perguntem porque eu não tenho a certeza), para que os Tokio Hotel venham cá tocar.
Antes de chegar aonde eu quero chegar digam-me só uma coisa:



Onde é que vêem uma bandeira ou um símbolo ali? Parecem-me uma cambada de emos a rezar para que eles venham tocar cá.

Amigos... "fãs" de Tokio Hotel (digo fãs entre-aspas, porque daqui a uns tempos já nem sabem quem eles são, modas meus amigos), meus amigos eles eventualmente vão pôr os seus "pézinhos felpudos" cá em Portugal, e ao contrário do que voçês pensam ao fazer essas coisas de fãs/histéricas/groupies:

HÃO DE VIR PORQUE VENDERAM DISCOS CÁ! E NÃO POR ESSA DEMONSTRAÇÃO DE LAMBE-TESTÍCULOS VOSSA!!! WAKE UP!!!

WrathOcasteR at domingo, setembro 02, 2007






Links:


Indique este Blog!




referer referrer referers referrers http_referer
Considerações Errantes 2005